Quem sou eu

Minha foto
Bom, tenho 46 anos... pai de três filhos, com uma mãe e duas irmãs maravilhosas... e dois sobrinhos mais maravilhosos ainda,, Tia Fantástica, tios e prim@s espalhados pelo mundão e que eu gosto muito (apesar da distância de alguns)! Comecei esse blog ainda nos primeiros anos deste milênio. Adoro cozinhar e em geral levava as "sobras de domingo" para o almoço de segunda-feira, no Colégio Eco, onde trabalhava. Cansado de "dar a receita e explicar como fiz aquilo", pensei em publicar num blog. Assim nasceu o "receitinhas do prof"... despretensiosamente. Atuo em muitas coisas paralelamente, com ênfase ao movimento escoteiro. Profissionalmente, sou um apaixonado pelo que faço!! Sou Professor de História (no momento, fora da sala de aula) e Orientador Pedagógico na Rede Pública de Campinas. Amo muito a área educacional! Ah! E ainda acredito que UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL!! Desde outubro de 2010, atuo na rede pública de Campinas, engrossando o coro dos que gritam QUE UMA NOVA ESCOLA PÚBLICA E DE QUALIDADE É POSSÍVEL E VIÁVEL!! Atualmente na EMEF Maria Pavanatti Fávaro, creio na educação como forma e instrumento de libertação!!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Pós provas...

Ufa!!! Enfim o terceiro bimestre acabou... agora é reta final!

Nesse interim, publicar tem sido difícil!! Não que eu não coma ou não vá para a cozinha, mas a correria me deixa maluquinho que só!!

Mas enquanto isso, uma receitinha básica que só (e que há tempos não faço), simples e que pode até salvar aquela reuniãozinha de amigos no final do mês qdo a grana tá curta...

BATATA AO MURRO!

Na verdade, é uma variação da Baket Potato dos Shoppings.

BATATAS: Costumo escolher as maiores e sem muitos "detalhes ou recortes" na casca. Inteiras, bem lavadas (uma idéia legal é reservar uma buchinha zero bala só prá escovar os legumes.. se vc nunca colocar sabão nela, certamente lhe servirá como um ótimo instrumento de trabalho na cozinha), colocadas na panela de pressão com um pouco de sal e louro (hummmm..)

Buenas, quando esiverem bem cozidas, devem ficar escorrendo por um tempo (até ficarem mornas).

OS RECHEIOS

A idéia é trabalhar com o que se tem, de maneira a compor uma mesa com várias opções. O básico é:

- Manteiga
- Requeijão
- Parmesão ralado
- Orégano
- Mussarela

Mas tem umas opções legais, por exemplo:
- Bacon (para deixar sequinho, envolver em três folhas de papel toalha e levar ao Microondas por uns 2 minutos... ele frita e fica seuinho... hummm)
- Alho frito (pode comprar pronto ou fazer na frigideira com um pouco de manteiga...
- presunto acebolado (na manteiga, refogandos na frigideira)
- Cebola (dourada na manteiga ou no azeite)
- Azeitona preta picada

E mais uma série de opções..

PARA SERVIR!

Pego a batata e a coloco num prato, coberta com um guardanato de pano. Dou uns três soquinhos de leve sobre ela, de maneira a amassala.
Passo manteiga, bastante requeijão e coloco os demais recheios...
Levo ao microondas...
Um pouco de salsinha verde picada sobre o prato após retirá-lo do microondas o deixa ainda mais gostoso, na minha opinião.
Um hamburguer grelhadinho acompanha bem pacas!

3 comentários:

Anônimo disse...

Poxa, Robson, 3 anos estudando com vc e não sabia desses seus dotes culinários!!
Vou testar essas batatas. Depois conto se acertei!
Saudades!
Beijinhos.

LILI disse...

Sabe, eu cozinho as batatas dentro de um saco plástico amarrado nas pontinhas. E o restante dos procedimentos é igual.
Beijos, LILI

Unknown disse...

Ola,visitei seu blog e gostei muito de suas receitas.Mas tenho uma duvida com relação ao tempo de cozimento das Batatas ao murro.
abraços
Cris