Quem sou eu

Minha foto
Bom, tenho 46 anos... pai de três filhos, com uma mãe e duas irmãs maravilhosas... e dois sobrinhos mais maravilhosos ainda,, Tia Fantástica, tios e prim@s espalhados pelo mundão e que eu gosto muito (apesar da distância de alguns)! Comecei esse blog ainda nos primeiros anos deste milênio. Adoro cozinhar e em geral levava as "sobras de domingo" para o almoço de segunda-feira, no Colégio Eco, onde trabalhava. Cansado de "dar a receita e explicar como fiz aquilo", pensei em publicar num blog. Assim nasceu o "receitinhas do prof"... despretensiosamente. Atuo em muitas coisas paralelamente, com ênfase ao movimento escoteiro. Profissionalmente, sou um apaixonado pelo que faço!! Sou Professor de História (no momento, fora da sala de aula) e Orientador Pedagógico na Rede Pública de Campinas. Amo muito a área educacional! Ah! E ainda acredito que UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL!! Desde outubro de 2010, atuo na rede pública de Campinas, engrossando o coro dos que gritam QUE UMA NOVA ESCOLA PÚBLICA E DE QUALIDADE É POSSÍVEL E VIÁVEL!! Atualmente na EMEF Maria Pavanatti Fávaro, creio na educação como forma e instrumento de libertação!!

domingo, 3 de agosto de 2008

"Começando... pela Farofa de Arroz"

Não sei bem por onde começar... então optei por mesclar receitas atuais (isto é, receitas que fiz no próprio dia da publicação) com receitas tradicionais isto é, já testadas e experimentadas algumas vezes.

A escolha da primeira receita obviamente representa a escolha por uma opção de linguagem. Daí optei por utilizar uma narrativa simples, não exatamente como "uma receita" mas sim mesclando orientações sobre os ingredientes e os passos que segui para chegar até a apresentação do prato (as professoras de português que me desculpem...).

Como escolha inicial, optei pela minha tradicional FAROFA DE ARROZ

Bom, toda vez que tem churrasco, me pedem para fazer a tal Farofa de Arroz. Minha tia Toninha (oi Tia!!) sempre pede.. e seu filho João (meu primo óbvio!) é o cortador oficial de Bacon da família!!
Além de deliciosa, ela é fácil de fazer, utiliza-se de variantes conforme o que há na geladeira e pode ser servida fria, o que facilita em relação ao churrasco.

A descrição básica refere-se à última vez em que fiz a Farofa (há um mês mais ou menos...)


Arroz (pronto e, preferencialmente, amanhecido e frio!!)

Bacon Picadinho

Um pimentão verde picadinho

Duas cebola picadinha

Dois dentes de alho cortados em rodelinhas

Dois tomates picadinhos

Azeitona verde picadinha

Salsinha e cebolinha picadinha

Bacon Picadinho

Dois ovos

Azeite

Farinha de mandioca

Sal

Pimenta


Eu comecei escolhendo uma panela grande, pois precisava ter "espaço" para misturar...

Escolhida a panela, coloquei o bacon na panela já aquecida e uns fios de azeite (legal lembrar que o bacon solta gosrdura... então não é bom colocar muito azeite. Ah, óleo também rola). Quando o bacon já estava quase fritinho, coloquei a cebola e o pimentão (aí o cheiro já fica UAU!!! como diz o pai de meu cunhado) e, depois de refogadinhos, afastei os ingredientes de maneira a poder ver o fundo da panela. Esta manobra é necessária para colocar os ovos.
Coloquei os ovos (um por vez e, obviamente, após ter tirado da casca... eheh) para fritar no fundo da panela (demais ingredientes na lateral... lembra?). Quando estavam ficando durinhos, dei aquela misturada.
Aí então coloquei o tomate (pois solta água), o sal, a pimenta e o orégano (atenção: O bacon já é salgado!! É preciso ter cuidado!) e dá-lhe colher de pau.

Quando a mistureba tava boa, bonita e cheirosa, coloquei o arroz (é legal soltar com um garfo) aos poucos, misturando com o conteúdo da panela.
Somente então acrescentei farinha de mandioca, sempre misturando com a colher de pau...

Desliguei o fogo, continuei misturando... e então (com o fogo desligado há uns dois minutos) coloquei a azeitona, a salsinha e a cebolinha (isso garante a preservação do sabor e da cor).

BOM, VIU!?!?!?!?

Acompanha um montão de coisa...

IMPORTANTE: Cai bem ainda colocar vagem, cenoura ralada, pedaços de maçã cortadinha, uva passa, lingüiça seca, milho, ervilhas... dependendo do que tiver na geladeira e no armário.

Fácil de fazer, barato e rende pacas!!!

(Essa postagem é especial para minha Tia Toninha!!!)

2 comentários:

Anônimo disse...

Certa feita li no Rubem Alves que a palavra saber e sabor possuem a mesma raiz etimológica, portanto, só se pode saber aquilo que é saboroso. Como gosto, também, de cozinhar e sou professor, penso que montar uma aula ou preparar uma refeição são bastante próximas: seleciona-se coisas que, a princípio, não possuem relação e, ao fim e ao cabo, temos algo novo - um saber e um sabor! Parabéns meu querido amigo por tornar nossas vidas mais saborosas! Abraços! Prando

Anônimo disse...

Caro amigo, partilhando o Universo das Farofas segue uma receita que faz muito sucesso no Tabapuã.

Farofa de Banana

3 unidade(s) de banana prata
2 colher(es) (sopa) de manteiga
1/2 unidade(s) de cebola ralada(s)
quanto baste de sal
quanto baste de farinha de mandioca torrada
quanto baste de salsinha picada(s)

Descasque as bananas e corte-as em pedaços pequenos. Leve a manteiga ao fogo, coloque a cebola e deixe-a dourar. Junte os pedacinhos de banana e mexa ligeiramente com um garfo, até que fiquem corados. Tempere com salsa e sal a gosto e, vá adicionando a farinha,aos poucos. Sirva em seguida.

Dicas: Para ficar mais gostosa adicione bacon picado. Pode ser utilizada farinha de mandioca e também a farinha de milho - fica mais crocante.

Dica Lecão: Se gostar um pouco de pimenta na ocasião em que estiver fritando a cebola adicione duas pimentinhas tipo malagueta.

Abraçus meu amigo, sucesso