Há pouco mais de cem anos, Baden-Powell aplicou um sistema inovador para a educação de jovens.
Ao reuní-los em grupos, liderado por um de seus pares eleitos, propôs desafios e fazeres técnicos adequados a idade dos jovens (meninos, entre 12 e 17 anos - havendo um sobrinho de Baden-Powell com apenas 9 anos entre eles).
Divididos em 4 equipes denominadas Patrulhas, BP deu início ao que hoje conhecemos como Escotismo, aplicando pela primeira vez com jovens o Sistema de Patrulhas.
O centenário movimento escoteiro possui uma metodologia própria e, particularmente, fascinante!
Ver os jovens "assumir a responsabilidade pelo seu desenvolvimento" é algo que reacende a chama da esperança. Vê-los debatendo, discutindo os problemas de suas patrulhas, buscando o melhor para cada agrupamento de adolescentes é algo muito, muito bom!
Dificilmente uma sala de aula consegue tanta atenção, tanta coerência e tanta vontade de aprender, sobretudo quando se trata de algo tão subjetivo como o caráter!
Se há belas receitas para que os jovens assumam-se enquanto sujeitos históricos, indubitavelmente, uma delas é o sistema de patrulhas utilizado pelo movimento escoteiro!
Para saber mais: http://www.escoteiros.org.br/
Foto:
Carol Paiva
em 16/08/2008, após a atividade de sede do 241o. Grupo Escoteiro Quarupe, no Clube da Cidade Pelezão
Chefe Robson, Chefe Luiz, Carlos (Patrulha Quati), Bruna (Patrulha Lobo), Gibson (Patrulha Gavião), Caio (Patrulha Morcego) e Carol (Patrulha Cisne)
Violet Beauregarde
Há 12 anos
Um comentário:
nunca acampei, morro de vontade...
xD
Beijo
Postar um comentário