Quem sou eu

Minha foto
Bom, tenho 46 anos... pai de três filhos, com uma mãe e duas irmãs maravilhosas... e dois sobrinhos mais maravilhosos ainda,, Tia Fantástica, tios e prim@s espalhados pelo mundão e que eu gosto muito (apesar da distância de alguns)! Comecei esse blog ainda nos primeiros anos deste milênio. Adoro cozinhar e em geral levava as "sobras de domingo" para o almoço de segunda-feira, no Colégio Eco, onde trabalhava. Cansado de "dar a receita e explicar como fiz aquilo", pensei em publicar num blog. Assim nasceu o "receitinhas do prof"... despretensiosamente. Atuo em muitas coisas paralelamente, com ênfase ao movimento escoteiro. Profissionalmente, sou um apaixonado pelo que faço!! Sou Professor de História (no momento, fora da sala de aula) e Orientador Pedagógico na Rede Pública de Campinas. Amo muito a área educacional! Ah! E ainda acredito que UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL!! Desde outubro de 2010, atuo na rede pública de Campinas, engrossando o coro dos que gritam QUE UMA NOVA ESCOLA PÚBLICA E DE QUALIDADE É POSSÍVEL E VIÁVEL!! Atualmente na EMEF Maria Pavanatti Fávaro, creio na educação como forma e instrumento de libertação!!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Juventude

Há pouco mais de cem anos, Baden-Powell aplicou um sistema inovador para a educação de jovens.
Ao reuní-los em grupos, liderado por um de seus pares eleitos, propôs desafios e fazeres técnicos adequados a idade dos jovens (meninos, entre 12 e 17 anos - havendo um sobrinho de Baden-Powell com apenas 9 anos entre eles).
Divididos em 4 equipes denominadas Patrulhas, BP deu início ao que hoje conhecemos como Escotismo, aplicando pela primeira vez com jovens o Sistema de Patrulhas.
O centenário movimento escoteiro possui uma metodologia própria e, particularmente, fascinante!
Ver os jovens "assumir a responsabilidade pelo seu desenvolvimento" é algo que reacende a chama da esperança. Vê-los debatendo, discutindo os problemas de suas patrulhas, buscando o melhor para cada agrupamento de adolescentes é algo muito, muito bom!
Dificilmente uma sala de aula consegue tanta atenção, tanta coerência e tanta vontade de aprender, sobretudo quando se trata de algo tão subjetivo como o caráter!
Se há belas receitas para que os jovens assumam-se enquanto sujeitos históricos, indubitavelmente, uma delas é o sistema de patrulhas utilizado pelo movimento escoteiro!

Para saber mais: http://www.escoteiros.org.br/























Foto:
Carol Paiva
em 16/08/2008, após a atividade de sede do 241o. Grupo Escoteiro Quarupe, no Clube da Cidade Pelezão
Chefe Robson, Chefe Luiz, Carlos (Patrulha Quati), Bruna (Patrulha Lobo), Gibson (Patrulha Gavião), Caio (Patrulha Morcego) e Carol (Patrulha Cisne)

Um comentário:

Anônimo disse...

nunca acampei, morro de vontade...
xD
Beijo